terça-feira, 30 de setembro de 2014

Museu de Picos reabre suas portas após ampla reforma


Museu de Picos reabre suas portas após ampla reforma

Museu da cidade de Picos reabre suas portas após ampla reforma

Após dois anos de uma ampla reforma em sua estrutura física, o Museu Ozildo Albano, que fica localizado no município de Picos, no centro-sul do Piauí, reabriu, nesta terça-feira (30), as suas portas ao público. O museu de Picos conta com um acervo histórico com centenas de peças e documentos importantes sobre a história do Piauí e do Brasil.
O museu começou as suas atividades em 1966, mas foi em 1968 que abriu suas portas ao público pela primeira, ele é mantido pela Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano (AAMOA), através de parcerias com a Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Prefeitura Municipal de Picos. O diretor do museu, Albano Silva, conta que a reforma do prédio ocorreu por meio de uma indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para salvaguardar um acervo arqueológico encontrado nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins.
O Projeto de reforma foi financiado por empresas privadas que ganharam o direito à exploração de energia nos estados citados acima. “Em contrapartida, o nosso museu vai ficar responsável pela guarda e curadoria das peças históricas destes seis estados, peças estas que foram encontradas durante as obras de expansão de redes elétricas e construções de hidroelétricas”, conta ele.
Para o presidente da Fundac, Scheyvan Lima, a reabertura do Museu Ozildo Albano, tem uma grande importância para o Piauí, principalmente para aqueles que moram na região centro-sul. O local também serve de local de pesquisa para os alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Está sendo entregue à população da região um museu totalmente reformado, com espaços climatizados, informatizados. Além disso, também foram feitos investimentos na área da segurança”, declarou, afirmando que com a reforma, o número de visitantes mensais passará de 400 para 800.
Atualmente, o museu expõe apenas 5% de seu acervo, e está aberto para visitações pessoais ou grupais, o mesmo funciona de terça à sexta das 8h às 17h30, e aos sábados e domingos das 8h às 12h. O Museu Ozildo Albano fica localizado na Praça Josino Ferreira S/N, no Centro de Picos, a marcação de visitas poderá ser feita no próprio museu, ou através do telefone (89) 3422-6380.

Fonte:180graus.com Com informações da Assessoria