segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

MPPI, TCE-PI e APPM firmam Termo de Cooperação para garantia de direitos das crianças e adolescentes no Estado



    MPPI, TCE-PI e APPM firmam Termo de Cooperação para garantia de direitos das crianças e adolescentes no Estado

    PGJ, Presidente do TCE e Presidente da APPM assinam Termo de Cooperação

    O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, esteve nessa segunda-feira, dia 12, na sede do Tribunal de Contas do Estado para assinatura de um Termo de Cooperação com o objetivo de salvaguardar os direitos constitucionais das crianças e adolescentes pelo Estado. Além do chefe do MPPI, assinaram o documento o Presidente do TCE-PI, Conselheiro Luciano Nunes e o Presidente da APPM – Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Leal.

    O Termo estabelece que o MPPI promova medidas administrativas e judiciais com vistas à apuração de irregularidades decorrentes do descumprimento do princípio da prioridade absoluta à criança e ao adolescente, garantindo-lhes os direitos assegurados na legislação. Além disso, o Órgão Ministerial vai passar a acompanhar o orçamento público municipal no que se refere a políticas públicas para a infância e juventude, bem como o funcionamento dos órgãos e programas existentes, como Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

    Por parte do TCE, um dos compromissos é de informar o MPPI sobre quaisquer irregularidades detectadas no decorrer das inspeções e auditorias, na aplicação de recursos públicos, estadual e municipal, voltados para atender programas, projetos e atividades afetos ao cumprimento dos direitos atribuídos à infância e adolescência.

    A APPM, com base no documento, deve orientar os gestores municipais para que desenvolvam políticas públicas e destinem recursos orçamentários para o fomento de áreas voltadas à proteção da infância e juventude, em especial a alimentação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    “A Constituição estabelece que seja tratado como prioridade a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Essa parceria com o TCE e APPM é mais um passo importante que damos nesse sentido. Com os órgãos trabalhando juntos, o resultado tende a ser melhor”, destacou Cleandro Moura.
    fonte http://www.mppi.mp.br
    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
    Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
    imprensa@mppi.mp.br