Comandante confirmou convite para integrar a Senasp e disse que decisão depende do comando da Segurança do Piauí
O comandante do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar do Piauí, coronel Jacks Galvão, confirmou que foi convidado para assumir uma função na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), atualmente comandada pelo ex-secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas. A declaração foi dada nesta segunda-feira (10), durante entrevista ao programa Boa Tarde Piauí, da TV Band.
Durante a entrevista, o coronel afirmou que recebeu o convite “com gratidão e orgulho” e que a possível ida para Brasília representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela segurança pública do estado.
Foto: Band Piauí“Nós recebemos com muita gratidão e com muito orgulho essa indicação, esse chamamento do secretário para compor uma função na Secretaria Nacional de Segurança Pública. Isso vem coroar o trabalho e destacar a nossa Polícia Militar e a segurança do Piauí.”
Jacks Galvão destacou que a decisão final ainda depende do comando da Secretaria de Segurança e do Comando Geral da PM, mas garantiu estar pronto para contribuir em nível nacional.
“Se assim for a decisão do nosso comandante e do nosso secretário em nos colocar à disposição, com certeza nós faremos isso, sempre representando muito bem o nosso Estado.”
O comandante também ressaltou que o convite é resultado direto do modelo de integração entre as forças de segurança implantado no Piauí, dentro do programa Pacto pela Ordem, que reúne Polícia Militar, Polícia Civil, forças federais e Guardas Municipais em ações conjuntas.
“A palavra máxima desse pacto é integração. A gente conversa, troca informações, se reúne e faz muitas operações com resultados muito positivos. Isso tem sido modelo para outros estados.”
Ao falar sobre Chico Lucas, atual titular da Senasp, Jacks Galvão elogiou o perfil do gestor e afirmou que ele deve repetir, em nível nacional, o trabalho que realizou no Piauí.
“Ele é uma pessoa muito dinâmica, com ideias modernas, que contribuíram muito com a segurança do Piauí. Temos certeza de que fará um excelente trabalho na Senasp.”
Na entrevista, o coronel também detalhou o planejamento da PM para o período de Carnaval, informando que mais de 2.500 policiais serão empregados em reforço nas festas em todo o estado, além do policiamento ordinário.
“A população pode ficar tranquila. Teremos policiais a pé, de moto, de viatura, com drones, cavalaria e aeronaves. Toda a estrutura da PM está voltada para garantir a segurança nesse período.”
Ao final, Jacks Galvão afirmou que a segurança pública seguirá como prioridade no Piauí em 2026, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.
“Nós acreditamos que 2026 será um dos melhores anos para a segurança pública do Piauí, com muito trabalho e mais segurança para a população.”
fonte bandpiaui.com.br