sábado, 7 de março de 2015

Governador Wellington Dias visita o Sul do Estado e destaca a importância da região para o Piauí


Governador

Wellington Dias visita o Sul do Estado e destaca a importância da região para o Piauí

Um dos objetivos do dia de campo foi mostrar a importância da região sul que possui as maiores plantações extensivas, sobretudo de soja, para o desenvolvimento no Estado .

O governador Wellington Dias participou neste sábado (7) de um dia de campo promovido pela empresa Celeiro Sementes, considerada uma das maiores produtoras de sementes do país, no município de Monte Alegre do Piauí, sul do estado.

O evento tem como público-alvo representantes do setor agrícola e contou ainda com a participação da vice-governadora Margarete Coelho, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma e outras autoridades políticas e empresários.
Imagem: Carlos LustosaGovernador visita a região sul do estado(Imagem:Carlos Lustosa)Governador visita a região sul do estado
Um dos objetivos do dia de campo foi mostrar a importância da região sul que possui as maiores plantações extensivas, sobretudo de soja, para o desenvolvimento no Estado .

O coordenador do dia de campo, Sílvio Tiecher, explicou que o diferencial na sua fazenda é a forma de armazenamento da semente produzida, que garante a qualidade do produto comercializado.

“Hoje nós temos uma área de 12 mil hectares e esse ano a nossa capacidade instalada dentro da Unidade Beneficiadora de Sementes (UBS), de armazenamento grão a grão, tem a capacidade para 600 mil sacas. O armazenamento das sementes é feito dentro desse sistema inovador que consiste em 104 silos individuais com capacidade para armazenar mil grãos resfriados individualmente. A nossa produção de sementes é cem por cento piauiense. Vendemos para o próprio Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Mato Grosso”, pontua.
Imagem: Carlos LustosaGovernador ainda em visita(Imagem:Carlos Lustosa)Governador ainda em visita
"Este é um evento voltado para o agronegócio, mas destinado a todos. Quem não está inserido no agronegócio tem a oportunidade de conhecer uma unidade diferente. É o nosso primeiro evento queremos que seja um marco e que a gente possa fazer por muitos anos para ficar no calendário do Piauí", acrescentou Tiecher.

O governador Wellington Dias conheceu toda a estrutura da fazenda e participou de um passeio pelos estandes dos parceiros e produtores da região. Ele declarou que na sua gestão o desenvolvimento do Piauí é sua principal meta. “Estamos na fase de organização do Estado. No nosso governo, temos que alcançar um padrão mais elevado da produtividade e acelerar a industrialização para que ela seja plena. Temos que começar a vender óleo, farelo, ração e produzir frango, suínos, peixe para gerar mais empregos no Estado”, declarou.
Imagem: Carlos LustosaVista ao Sul do estado com o secretário Francisco Lima(Imagem:Carlos Lustosa)Vista ao Sul do estado com o secretário Francisco Lima
O governador, falou do interesse em terminar rodovias, inaugurar a Transnordestina, aumentar a produção de energia e melhorar a comunicação na região Sul do Estado. “O meu desejo é concluir a Transcerrados e fazer a ligação até Colônia do Piauí. Inaugurar a Transnordestina até Elizeu Martins e uma subestação na região para que o Estado possa produzir a energia que consome”, revelou.

Na ocasião, Wellington Dias disse ainda que pretende dobrar a renda per capita do Estado e que a presidente Dilma Rousseff pediu uma atenção especial para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região conhecida como MATOPIBA, considerada a nova fronteira para o agronegócio no Brasil. 

“Pretendemos dobrar a economia para atingirmos a média nacional e garantir as condições para darmos novos passos rumo ao desenvolvimento econômico do Estado. Devemos sair da fase de vender grãos e passar a vender também carne processada, margarina e subir cada vez mais a renda per capita piauiense. A presidente quer o desenvolvimento do MATOPIBA que é uma região próspera e que cresce 27% ao ano”, destacou o governador.

fonte gp1