Diplomação dos eleitos em São Miguel do Tapuio será dia 15
Serão diplomados o prefeito reeleito Lincoln Matos, vice-prefeito eleito Miguel Vieira, onze vereadores eleitos e dois suplentes de cada coligação
O Exmo. Sr. juiz da 39ª zona eleitoral, Dr. Roberth Rogério Marinho Arouche, definiu para o próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, a diplomação dos candidatos eleitos em São Miguel do Tapuio, nas eleições de 2 de outubro. A solenidade está prevista para as 09h, no Fórum Local, situado a Rua Francisca de Aragão Paiva, S/N, Bairro Matadouro.
Na oportunidade, serão diplomados o prefeito reeleito José Lincoln Sobral Matos (PTB) e o vice-prefeito eleito Miguel José Vieira Neto (PTB). Também receberão os diplomas os onze vereadores eleitos no pleito e os dois primeiros suplentes de cada coligação.
Nas eleições do último dia 2 de outubro, dois candidatos concorreram ao cargo de prefeito de São Miguel do Tapuio, sendo reeleito o prefeito Lincoln Matos. Ele venceu a disputa com 43 votos de diferença em relação ao seu adversário, Pompilio Evaristo Cardoso Filho (PSB).
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.